terça-feira, 3 de julho de 2012

Datas históricas: 03 de julho de 1898 - Hispano-americana




Em princípios de 1898, 24 de Abril, depois de um ultimato do governo dos Estados Unidos exigindo a retirada das tropas espanholas da ilha de Cuba, a Espanha declarou guerra aos norte-americanos.
Os conflitos duraram aproximadamente oito meses, tendo sido a primeira vitória militar significativa dos Estados Unidos sobre uma potência estrangeira. O marco inicial das hostilidades foi a explosão do couraçado americano Maine, 15 de Fevereiro de 1898, que foi considerado pela imprensa americana como obra de sabotagem por parte dos espanhóis, ou seja,  a guerra com a Espanha ficou praticamente inevitável.
A batalha naval ocorrida em Santiago de Cuba marcou o início das vitórias dos americanos e rebaixou a moral espanhola. A frota derrotada saiu às pressas de Espanha, 25 de Abril, sob o comando do Almirante Cervera para combater os norte-americanos, mas foi completamente destruída em 03 de julho de 1898.
Este episódio marcou o fim do império espanhol sob as colônias americanas, iniciado 408 anos antes, exatamente com a descoberta da América.
Os americanos também conquistaram importantes posições espanholas nas filipinas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários

Copyright © 2012 Aprendendo a Estudar História|Template Para Blogspot.