quinta-feira, 19 de julho de 2012

Datas históricas: A Guerra fria e o mundo dos esportes...






Em 19 de julho de 1980, ocorreu a abertura dos Jogos Olímpicos de Moscou (ex-URSS). Este evento foi boicotado pelos americanos, seguido por mais de sessenta países, em retaliação a ofensiva militar soviética contra o Afeganistão ocorrida em 1979.

Muitas nações se incluíram no boicote, mas permitiram que suas delegações disputassem os jogos, desde que usassem o símbolo olímpico dos cinco continentes, no lugar da bandeira dos seus países.

Na abertura dos jogos, o então presidente soviético, Leonid Brezhnev, lamentou o fato de questões políticas interferirem no mundo dos esportes, e naquele momento, o painel de espelhos, apresentou uma mensagem pela paz.

Em contrapartida, todos os países do bloco socialista, participaram do evento, bem como, ironicamente, a delegação afegã, além de países africanos, que haviam boicotado os Jogos Olímpicos em 1976 no Canadá, evento anterior.

O boicote bem como, a presença dos afegãos nos jogos, foi motivo de muito deboche da parte dos soviéticos, que classificaram o boicote como injustificável.

O simpático ursinho Misha, mascote daquela olimpíada, chorou no encerramento do evento, lamentando a ausência de muitas delegações. A tradição de reproduzir o hino nacional do país que sediaria os próximos jogos foi cumprida, sendo reproduzida, uma versão curta, do hino nacional dos Estados Unidos. A próxima olimpíada aconteceria em Los Angeles em 1984.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários

Copyright © 2012 Aprendendo a Estudar História|Template Para Blogspot.