sexta-feira, 13 de julho de 2012

Datas históricas: Em 13 de julho de 1553 Duarte da Costa chegava ao Brasil

Duarte da Costa nasceu em Portugal, no século XVI. Era membro do Conselho Real e serviu a Corte de Carlos I de Espanha como embaixador.

Desembarcou em Salvador no dia 13 de julho de 1553, trazendo uma comitiva de 250 pessoas, incluindo o noviço José de Anchieta, para assumir o posto de governador geral das capitanias hereditárias. Foi o segundo governador nomeado pela Coroa portuguesa, substituindo Tomé de Souza.
Em 1555, enfrentou a invasão francesa na Região do atual Rio de Janeiro, os índios apoiaram os franceses, não conseguindo evitar a ocupação.
Duarte da Costa foi substituído por Mem de Sá em 1558. Antes de sair, combateu as tribos indígenas do Recôncavo baiano, criou entradas no sertão em busca de minérios, incentivou a fundação do Colégio dos jesuítas na Vila de São Paulo, e iniciou o enfrentamento à invasão francesa na Baía de Guanabara.
Um fato curioso envolveu o primeiro bispo do Brasil, Dom Pero Fernandes Sardinha, e o filho de Duarte da Costa. Dom Pero Fernandes havia criticado a agressividade de Dom Álvaro, fato que dividiu a população de Salvador em dois grupos: um favorável a Dom Álvaro e outro a Dom Pero Fernandes. O bispo teve que retornar a Portugal para dar explicações, porém, sua embarcação naufragou no litoral de Alagoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários

Copyright © 2012 Aprendendo a Estudar História|Template Para Blogspot.