sábado, 1 de setembro de 2012

Fique de olho!

Fique de olho! Os participantes que chegarem até a Quarta Fase da Olimpíada Nacional em História do Brasil irão pesquisar sobre conflitos e movimentos sociais ocorridos em suas cidades e/ou regiões. A dica foi dada pela Comissão Elaboradora da Prova, no texto de abertura da Primeira Fase Online (20/08), reproduzido abaixo:

“A Olimpíada não é uma prova temática, mas sempre sugere um assunto que perpassa várias questões da prova e que está contemplado na elaboração de tarefas em uma ou mais fases. No ano de 2009, o tema foi o documento histórico em suas múltiplas características; no ano de 2010, a história oral como modo de conhecer o passado. Em 2011, a prova da Olimpíada trouxe uma reflexão sobre o tema do trabalho.

Este ano, decidimos já de antemão anunciar um dos temas que nos motivaram a elaborar a prova: o tema dos conflitos e embates em história. Por conflito, entendemos não apenas guerras ou batalhas, de grande e pequena dimensão, que pontuam os eventos da história nacional. Os conflitos podem estar na disputa por espaço político, em protestos e manifestações populares, em movimentos sociais que marcaram uma localidade em específico.

Decidimos anunciar este tema porque as equipes que conseguirem chegar até a Quarta Fase da Olimpíada 2012 terão que fazer uma pesquisa sobre conflitos e/ou movimentos sociais ocorridos em suas cidades/municípios ou arredores. Pode ser um conflito ou movimento social de caráter nacional, que também tenha ocorrido na localidade onde se localiza a escola ou onde moram os estudantes e/ou o professor; ou pode ser um movimento de caráter regional, local, que tenha em algum momento da história deixado marcas e lembranças no local.” (Comissão Organizadora)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários

Copyright © 2012 Aprendendo a Estudar História|Template Para Blogspot.