sábado, 2 de março de 2013

Absolutismo e Mercantilismo...


Absolutismo  é o termo usado para designar o sistema político que vigorou nos países europeus na época do “Antigo Regime” (séculos XVI e XVIII).

Tal sistema teve suas origens nas mudanças ocorridas com o final da Idade Média, em que ocorreu novamente uma centralização do poder nas mãos do rei.

*Os comerciantes e financistas visavam vantagens econômicas, como por exemplo, o fim de diversos impostos e taxas existentes em regiões de um mesmo país em mãos de líderes regionais diferentes. Por outro lado, o monarca naturalmente buscava um sistema de governo onde pudesse exercer o máximo de seu poder, sem interferência da Igreja nem dos senhores locais.

Neste sentido, fica claro que a centralização do poder atendia os interesses da burguesia necessitava de segurança para prosperar.

É neste contexto que surgiu o absolutismo monárquico, ou seja, com o rei exercendo o poder de forma indiscriminada. A burguesa por sua vez, pôde prosperar com a unificação do poder nas mãos de um único indivíduo estabelecendo inclusive, parcerias comerciais em âmbito nacional e internacional.

*Com o absolutismo o rei concentrava todos os poderes, criando leis sem aprovação da sociedade, além de impostos e demais tributos de acordo com a situação ou um novo projeto ou guerra que surgisse. Além disso, o monarca interferia em assuntos religiosos, em alguns casos controlando o clero de seu país.

A prática econômica que mais se adequou ao absolutismo foi o mercantilismo. A principal característica deste sistema econômico é a intervenção estatal nos negócios financeiros. Assim, predominava a ideia de que acumulando riquezas o Estado teria um maior desenvolvimento.

*O sistema era marcado pela proteção alfandegária, taxando altamente os produtos estrangeiros, metalismo, ou seja, acumulação de metais preciosos, pacto colonial, onde as colônias eram fechadas ao comércio com outros países que não a metrópole, balança comercial favorável, e a industrialização do país.

Grande parte das nações adotou o sistema republicano para substituir o Antigo Regime. Contudo, algumas mantiveram a monarquia que passou a atuar sob a tutela de um parlamento.


*http://www.infoescola.com/historia/absolutismo/


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários

Copyright © 2012 Aprendendo a Estudar História|Template Para Blogspot.