sábado, 22 de março de 2014

PRÉ-HISTÓRIA


A palavra Pré-história se refere ao período anterior ao aparecimento da escrita. Esse período é anterior há 4000 anos a.C, pois foi por volta deste ano que os sumérios desenvolveram a escrita cuneiforme.

Pode-se dizer que a Pré-história foi uma importante fase, pois nela o homem conseguiu vencer as barreiras naturais e desenvolveu-se na Terra. Aos poucos, soluções práticas para os problemas do cotidiano apareceram, ou seja, foram sendo inventados objetos que atendiam as suas necessidades.

 Esse período pode ser dividido em: Paleolítico – Pedra lascada, (mesolítico – transição para o Neolítico), Neolítico e Idade dos metais.

Paleolítico ou Idade da Pedra Lascada



Usavam instrumentos e ferramentas feitos a partir de pedaços de ossos e pedras. Disputava espaço nos abrigos com animais selvagens. Quando acabavam os alimentos da região em que habitavam, as famílias tinham mudavam para outra região, ou seja, tinha uma vida nômade (sem habitação fixa). Vivia da caça de animais de pequeno, médio e grande porte, da pesca e da coleta de frutos e raízes.



A grande inovação deste período foi o domínio do fogo. 


Mesolítico

Neste período intermediário, o homem conseguiu dar grandes passos rumo ao desenvolvimento e à sobrevivência de forma mais segura. Um exemplo disso foi o surgimento das pinturas rupestres. 

Neolítico ou Idade da Pedra Polida



Nesta época o homem atingiu um importante grau de desenvolvimento e estabilidade. Suas mãos já possuíam maiores habilidades que proporcionaram a confecção de instrumentos de pedra mais afiados e por isso, chamamos este período de pedra polida. Com a sedentarização, que só foi possível com a descoberta da agricultura – revolução neolítica, vieram o desenvolvimento de técnicas para a criação de animais e a divisão dos trabalhos entre homens e mulheres. 

 Idade dos metais

O período da Idade dos Metais é a última fase da Pré-história. De curta duração, este período vai de 6, 5 mil anos atrás até o surgimento da escrita.
Foi um período muito importante, pois o homem pré-histórico fez vários avanços nas técnicas de produção de artefatos. Estes avanços permitiram melhores condições de vida. O conhecimento de técnicas de fundir e moldar os metais trouxe muitos avanços na vida cotidiana do homem pré-histórico.

Principais avanços do período da Idade dos Metais:

- Idade do Cobre - por volta de 6 mil anos atrás, o homem pré-histórico (homo sapiens sapiens) adquiriu conhecimentos para o desenvolvimento de técnicas para derreter e moldar o cobre. Usava moldes de pedra ou barro para colocar o cobre derretido e produzir espadas, lanças e ferramentas. Usava o martelo para moldar estes objetos depois que esfriavam. 

- Idade do Bronze - por volta de 4 mil anos atrás, o homem começou a produzir o bronze (metal mais resistente que o cobre), a partir da mistura da liga do cobre com o estanho. Espadas, capacetes, martelos, lanças, facas, machados e outros objetos de bronze começaram a ser fabricados neste período. Esta época, de grande avanço tecnológico, passou a ser chamada de Idade do Bronze.

- Idade do Ferro - por volta de 3,5 mil anos atrás o homem já dominava muito bem a metalurgia, passando a fabricar o ferro, usando fornos em altas temperaturas. Com o ferro, o homem passou a desenvolver, principalmente, armas mais resistentes.

- A fabricação destes objetos de metais teve uma grande influência na agricultura, aumentando a produção. O arado de metal, enxada e outras ferramentas agrícolas rústicas foram criadas, facilitando assim o trabalho no campo.

- O domínio dos metais também possibilitou ao homem deste período a fabricação de utensílios domésticos (panelas, potes, facas, etc) e objetos de adorno e de arte. Nesta época, várias esculturas de bronze foram produzidas.

Responda:

1 - Por quais motivos o domínio do fogo foi tão importante para o homem da pré-história?
2 - As pinturas rupestres podem ser consideradas fontes históricas? justifique. 
3 - O termo "Revolução Neolítica" sugere algo que mudou profundamente a vida das pessoas da época. Como isto ocorreu?
4 - Por quais motivos o neolítico também é chamado de Idade da pedra polida
5 - Defina os benefícios que a idade dos metais trouxe para a produção de alimentos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários

Copyright © 2012 Aprendendo a Estudar História|Template Para Blogspot.