sábado, 12 de abril de 2014

O POVOAMENTO DA AMÉRICA


Na verdade até hoje há várias hipóteses sobre a chegada do ser humano ao continente americano. O que sabemos é que os primeiros americanos não eram originários do próprio continente. Sendo assim, de onde eles vieram? Quando chegaram a este território? Segundo os pesquisadores que defendem a teoria, O Estreito de Bering: diz que as terras americanas começaram a ser povoadas quando os primeiros grupos humanos, vindos da Ásia atravessaram o Estreito de Bering no período da última glaciação. E que esta travessia ocorreu quando este caminho estava coberto de gelo, unindo o continente americano ao asiático. Ainda segundo eles, estes seres humanos fizeram este trajeto a pé, provavelmente perseguindo grandes animais. Estas explicações são baseadas em estudos de fósseis e armas de pedra muito antiga, descoberta em sítios arqueológicos da América do Norte. E que esta ocupação ocorreu há cerca de 12 mil anos. Porém descobertas mais recentes, no entanto, indicam que essa travessia pode ter ocorrido há 40 ou 50 mil anos.



Outra explicação é a de que o povoamento do continente teria começado quando grupos humanos partiram das ilhas da Polinésia e da Oceania, em pequenas embarcações, e chegaram à América Sul navegando pelo Oceano Pacífico. Mais tarde, estes povos teriam se espalhado pelo continente americano. Os defensores desta explicação também aceitam que povos asiáticos chegaram à América atravessando o Estreito de Bering. Mas que para eles não é correto afirmar que este foi o único caminho utilizados pelos povoadores do nosso continente. Além de defender que isso aconteceu por volta de 50 mil anos atrás.



O Brasil como parte importante deste território também tem registros desses habitantes que aqui passaram deixando marcas de sua presença, como lascas de ossos, pedaços de carvão, instrumentos de corte e pinturas em cavernas.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários

Copyright © 2012 Aprendendo a Estudar História|Template Para Blogspot.