segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Quem venceu a Guerra das Malvinas?



As Ilhas Malvinas, Falklands para os britânicos, estão situadas a 464 km da costa argentina. O arquipélago é pouco habitado, mas sua posição geográfica é estratégica. A Inglaterra detinha a posse das terras desde o século XIX (1833), mas os argentinos revindicaram o território em 1982 alegando que as terras deveriam estar sob seu controle desde 1822, ano em que se tornou independente da Espanha.    

Além dos fatores históricos, havia também questões políticas envolvendo o caso: A Argentina era governada por um governo ditatorial liderado pelo General Galtiere. Gozando de baixa popularidade o governo usou a guerra como forma de unir o país contra uma ameaça externa. O Reino Unido por sua vez, era governado pela primeira ministra Margareth Thatcher, “A Dama de Ferro”, que também usou a guerra como arma política.

No dia 2 de abril de 1982 as tropas argentinas tomaram a capital do arquipélago, Port Stanley, rebatizando-a de Puerto Argentino. O governo britânico tentou, inicialmente, resolver a questão de forma pacífica, exigindo a retirada imediata das tropas argentinas. Porém, como já era de se esperar, a Argentina recusou-se a retirar as tropas e os britânicos enviaram forças militares para o combate pelo controle do arquipélago. Assim, 27 mil soldados e 100 navios de guerra foram mobilizados pelos ingleses para os combates que iniciaram nos últimos dias do mês de abril.

Mesmo com a vantagem geográfica, proximidade territorial, os argentinos não conseguiram barrar o avanço dos militares britânicos que eram superiores no adestramento de suas tropas, bem como, nas tecnologias bélicas. Os argentinos tinham apenas 40 navios de guerra.

A ampla superioridade de suas tropas deu a vitória aos britânicos que mantiveram o controle das Ilhas Malvinas. O governo de Thatcher saiu do conflito fortalecido e ela conseguiu se reeleger. A Argentina por sua vez, entrou em crise econômica e política. O presidente Galtiere foi deposto iniciando o processo de redemocratização no país.

O conflito durou dois meses e meio com 258 baixas entre os britânicos e 649 do lado dos argentinos.


As relações diplomáticas entre os envolvidos só foram reatadas em 1990. Mesmo assim, ainda existe um clima pouco amigável entre as duas nações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários

Copyright © 2012 Aprendendo a Estudar História|Template Para Blogspot.