quarta-feira, 8 de julho de 2015

O banco do Brasil



Uma das mais importantes medidas tomadas pelo regente Dom João, após a chegada da família real no Brasil, foi a criação do nosso primeiro banco. Nos tempos da colônia o Brasil não dispunha de moeda própria nem mesmo de mercado interno, mas com a fuga da realeza para estas terras, tudo começou a mudar. Assim, em 12 de outubro de 1808 foi assinado, pelo próprio Dom João, o alvará que criou oficialmente nosso primeiro banco. No entanto, a primeira agência só foi aberta em 11 de dezembro de 1809 no Rio de Janeiro.

O Banco do Brasil nasceu com um capital de 1200 ações de um conto de réis cada. A instituição foi aberta ao público e chamou a atenção dos ricos da época, todavia, mesmo com oferta pública de suas ações, houve pouco interesse em adquiri-las.

A partir de 1821, após o retorno de Dom João VI para Portugal, o Banco do Brasil passou por uma grave crise, proveniente do saque realizado por sua majestade para a viagem.

Depois da Independência do Brasil (1822), a crise do Banco do Brasil se tornou ainda mais grave. Para entendermos este momento basta lembrarmos que Portugal só reconheceu nossa independência mediante o pagamento de dois milhões de libras esterlinas, quantia emprestada pela Inglaterra. Com isso, o impacto deste endividamento recaiu sobre nossa única instituição financeira.

Em 1833, durante as conturbações do período regencial, o Banco acabou falindo, mas foi reaberto no mesmo ano. Sua reabertura ocorreu graças aos 10.000 contos de réis de Irineu Evangelista de Souza, o Barão de Mauá.

A segunda fase da história do Banco do Brasil começou em 1851, ou seja, durante o segundo reinado. A partir desse ano, a instituição financeira começou a ficar mais forte.


Em 1888, ano da abolição da escravatura, o Banco do Brasil foi o primeiro a abrir linhas de crédito para que os fazendeiros buscassem imigrantes europeus dispostos a trabalhar nas lavouras de café.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários

Copyright © 2012 Aprendendo a Estudar História|Template Para Blogspot.